Durante a graduação, é comum mergulhar nos estágios, nas provas, nos projetos e começar a vislumbrar o mercado de trabalho. Mas tem um assunto que, embora muitas vezes fique em segundo plano, faz toda a diferença na sua trajetória: a filiação ao conselho profissional.

Fazer parte de um conselho não é apenas ter um número na carteira. É construir sua identidade profissional, integrar uma rede que garante seus direitos e atuar com respaldo e segurança. É o conselho que regulamenta, orienta, fiscaliza e, principalmente, defende a sua atuação no mercado.

Estar filiado ao conselho da sua área permite: Atuar legalmente, com segurança e respaldo; Participar de concursos e seleções que exigem registro; Acesso a documentações e certificações reconhecidas nacionalmente; Contar com orientação ética e técnica em momentos decisivos; Fazer parte de uma comunidade que luta pelos seus interesses profissionais.

Ao final do curso, o registro profissional é solicitado diretamente ao conselho da área, com apresentação de documentos como diploma (ou declaração de conclusão) e histórico acadêmico. O processo costuma ser simples e rápido, e a partir da aprovação, o profissional já pode atuar com todos os direitos garantidos.

Qual o seu conselho?

Administração → Conselho Regional de Administração (CRA)

Ciências Contábeis → Conselho Regional de Contabilidade (CRC)

Direito → A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Enfermagem → Conselho Regional de Enfermagem (COREN)

Farmácia → Conselho Regional de Farmácia (CRF)

Fisioterapia → Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  (CREFITO)

Odontologia → Conselho Regional de Odontologia (CRO)

Psicologia → Conselho Regional de Psicologia (CRP)

Arquitetura e Urbanismo → Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)

Engenharia Civil, Elétrica e de Computação → Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA)

Entender desde cedo a importância do conselho da sua profissão é parte da formação. É saber que seu diploma vai muito além da cerimônia de colação, ele precisa estar amparado por uma estrutura que te represente e te legitime.

A FAINOR acredita em uma formação completa. E isso inclui te ajudar a enxergar o futuro profissional com responsabilidade, segurança e pertencimento.

Veja o que separamos para você

Nosso Blog