Começou nesta segunda-feira (18), o II CONSIN – Congresso de Saúde Integrada. Nesta edição, o evento aborda o tema “Saúde 5.0 – Inovações, competências e práticas para profissionais de sucesso”, o evento segue até o dia 20 de maio e reúne estudantes, professores e profissionais da área de saúde em uma programação com palestras, debates, mesas-redondas e workshops. A proposta é oferecer uma experiência imersiva, conectando conhecimento acadêmico às demandas atuais do mercado. A programação teve início com foco na integração entre diferentes áreas da saúde e na troca de experiências. O gerente acadêmico da FAINOR, Lucas Sampaio, destacou a abertura das atividades: “Hoje a gente começa aqui um ciclo de palestras, debates, mesas redondas e workshops. Durante três dias, todos os profissionais de saúde vão ter uma imersão em tudo aquilo que a Saúde 5.0 traz.”

Para o diretor-presidente da FAINOR, Ítalo Brito, o congresso representa um momento importante para a formação acadêmica e profissional. “Estamos iniciando o II CONSIN, e é um momento extremamente relevante para a nossa comunidade”, afirmou. Ele também ressaltou que a importância do evento se dá pelo o seu papel na formação dos estudantes: “A FAINOR, neste evento, proporciona aos seus alunos, de todos os cursos da área de saúde, a oportunidade de vivenciarem a tríade da educação superior, participando de um congresso de excelência que oferece ensino, pesquisa e extensão.” Além disso, destacou o impacto regional. “É um congresso relevante para Vitória da Conquista e para toda a região. Ele cria oportunidade para o aprendizado e para o mergulho dos cases da área de saúde para alunos, professores e profissionais de todas as áreas”, afirma.

O representante da mantenedora, Iagno Andrade, enfatizou a dimensão do evento e a integração entre os cursos. “O II CONSIN de Vitória da Conquista que a FAINOR traz, mais uma vez, com tanta exclusividade. É um momento muito importante para a gente poder agregar conhecimento e uma experiência imersiva na área de saúde”, disse. Ele também destacou a participação dos cursos da instituição: “Temos aqui os nossos cinco cursos participantes e é um momento dessa experiência de unir não só os alunos, os profissionais, e fazer com que eles tenham esse momento particular de uma forma integrada e faça o uso da experiência dos saberes.” Sobre o alcance do evento, completou: “A FAINOR está mais uma vez, trazendo esse evento que é um grande sucesso. Temos mais de 800 inscritos e eu tenho certeza que vai ser importante para a nossa sociedade.”

O II CONSIN reúne profissionais e estudantes dos cursos de saúde da Instituição, consolidando-se como um espaço de formação, troca e atualização. O evento reforça o compromisso da FAINOR com a qualificação profissional e com a sociedade. Como destaca Lucas Sampaio: “A FAINOR tem a sua responsabilidade social para com a comunidade de entregar profissionais de sucesso, bem como capacitar todos os profissionais de Vitória da Conquista e região, que buscam se capacitar e se tornarem profissionais cada vez mais bem alocados dentro do mercado de trabalho.”