A Arquitetura Rural envolveu os estudantes da FAINOR no último fim de semana e eles movimentaram o cenário local com uma visita técnica e apresentação de pesquisas científicas, no 15º Encontro Nacional do Café.
Realizado na Fazenda Vidigal, no município de Barra do Choça, o encontro apresentou uma estrutura especialmente montada para a ocasião – com estandes, auditório e outras construções. Para os estudantes da FAINOR – dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil – foi uma oportunidade para estreitar o contato com obras da chamada arquitetura efêmera: quando a edificação final tem um tempo definido para estar de pé e então é desmontada novamente.
“Visitar tudo isso é interessante demais. A estrutura, um ambiente que eu não tinha frequentado ainda, traz muito aprendizado”, comentou o estudante de Engenharia Civil, Aparecido Rocha.
“É uma oportunidade de juntar teoria e prática. Em campo, os alunos conseguem visualizar melhor a execução da obra, o que ajuda a aumentar o amor pela profissão”, explicou a professora Lívia Ramos. Além da arquitetura efêmera, os futuros profissionais observaram exemplos de construção sustentável, pavimentação do tipo drenante e intertravado, além do uso de energia fotovoltaica.
Construindo ciência
O Encontro do Café recebeu empresários, produtores e admiradores do café de todo o país, interessados em fazer negócios e também no conhecimento científico difundido pelo evento – o que pode impactar positivamente todo o setor.
Para este público, os estudantes da FAINOR apresentaram os resultados de pesquisas científicas voltadas para a Arquitetura Rural. As equipes falaram ainda sobre Avaliação das Estradas Vicinais e sobre a “Rurbanização”.
“Fizemos um estudo para entender a motivação e as condições das pessoas que escolhem morar em espaço rural, mas perto da cidade, em condomínios e não em sítios. Muitas vezes elas estão buscando lazer e tranquilidade para os finais de semana”, adiantou a estudante de Arquitetura, Samira de Melo Scheibe, sobre a pesquisa Condomínios rurais: um estudo de caso da rurbanização em Vitória da Conquista.
“É uma experiência que, além de enriquecer o currículo, proporciona o desenvolvimento do network do aluno. Mostra ainda a importância do trabalho científico. Eles estão aqui construindo ciência”, avaliou a professora Alline Trancoso.
A participação dos estudantes da FAINOR agradou aos responsáveis pelo 15º Encontro Nacional do Café. “Ver vocês aqui, com essa alegria toda, faz a gente esquecer qualquer dificuldade que pode ter havido na realização do evento”, concluiu o produtor de café da Fazenda Vidigal, Gianno Brito.